terça-feira, 13 de março de 2012

13 de março

Cyntia Pinheiro


Em um 13 de março aí, há cerca de 20 anos (e isso me faz pensar que estou envelhecendo), a adolescente quis fazer o seu próprio bolo.

Arranjou uma receita, juntou os ingredientes, bateu com um garfo - ninguém tinha batedeira na vizinhança - e fez o melhor que pôde.

A empregada ajudou a acender o forno do velho fogão de seis bocas, azul meio desbotado e, relativamente, eficiente.

Quarenta minutos depois o forno foi aberto e o bolo murchou - sempre fez muito frio naquelas Taiobeiras - mesmo assim a jovem aprendiz, insistiu em recuperá-lo, mesmo "solado" e considerado fora do padrão de qualidade para uma provável festinha logo mais, a iguaria festiva foi para a mesa aguardar o leite condensado de cobertura.

Era assim mesmo, uma lata inteira despejada sem nenhum preparo prévio, apenas o leite condensado sobre o bolo - meio solado - e havia motivo suficiente para convidar a vizinhança para os parabéns às sete da noite.

Mas a mãe chegou e viu o bolo feio, "malacabado" e totalmente sem graça em cima da mesa. Quis consertar para que ele ficasse pelo menos apresentável quando a meia dúzia de convidados chegasse.

Não vacilou, abriu a despensa e pegou logo um saquinho do tradicional "Q-suco" sabor morango e despejou em cima do leite condensado.

A adolescente não aprovou a ajuda materna, mas também não reclamou, o bolo continuou feio, mas pelo menos agora tinha uma cor.

Chegaram os convidados, doze balões coloridos enfeitavam a parede, uma vela branca tradicional estava enfiada no bolo fracassado, os outros "Q-suco" sabor morango foram preparados e servidos, pipoca rolou solta na "festinha" e então, apagaram-se as luzes e um parabéns tocado ao violão foi cantado por todos.

A aniversariante estava feliz. Partiu o bolo e ficou em dúvida quanto à quem ofertaria o primeiro pedaço. Evitando desapontar o pai ou a mãe, ofereceu para a avó - ainda bem que a outra avó não tinha ido à festa, ela pensou.

Todos comeram o bolo de forma bem suspeita. Alguns faziam careta, pois o "Q-suco" azedou tudo. Não parecia saboroso. E não estava. Fato.

A prima mais íntima até hoje caçoa o bolo de "Q-suco". Bom ou ruim, ele foi inesquecível!

3 comentários:

  1. MELHOR UM BOLO DE Q-SUCO DO QUE NENHUM BOLO.
    A PROPÓSITO: GUARDOU UM PEDAÇO PRA MIM?

    ResponderExcluir
  2. Senti saudades de um tempo onde os bolos da minha casa também eram de Q - suco, o chantilly era clara batida e o que se comia era o mesmo que se bebia... Q - suco. Era fato, todos os bolos ficavam azedos, mas os dias... esses eram doces.

    Abraços Cyntia,

    Obrigado pela lembrança!

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos seu bolo não tinha aquele glacê de ovo... horrível!!!

    ResponderExcluir