domingo, 25 de março de 2012

Roleiro

JOSILMAR PINHEIRO


Há pessoas que se comunicam com palavras nem sempre corretas, do ponto de vista semântico, mas também há aquelas que as interpretam, encontrando o sentido que se quer dar, ainda que soe esquisito e provoque risos.

Lembro-me de um uma noite, há alguns anos, eu estava no Bar do Seu Cindo, onde costumava ir para tomar uma cervejinha antes do jantar. Ali, eu conseguia relaxar, conversando com o dono do estabelecimento sobre os mais variados assuntos, depois de um cansativo dia de trabalho.

De um momento para outro, entra no estabelecimento, que também é uma mercearia, uma senhora de aparência humilde, que vai logo perguntando: "Seu Cindo aqui tem roleiro?" Ele, com ar meio estupefato, respondeu: "eu não sei o que é isso, você pode explicar o que é?" Aí, a senhora, calmamente, deu a explicação: " roleiro é aquele negócio que os homi usam para não engravidar as muié..." Então, Seu Cindo matou a charada e completou: "Você quer comprar camisinha, não é?... Mas aqui eu não vendo essa mercadoria, não. Tá bom? "Tá bom", disse a freguesa e foi saindo.

A essas alturas, eu já estava lá fora rachando de rir, sem deixar que percebessem o motivo e, assim que a mulher saiu, eu voltei para continuar o "papo", encontrando Seu Cindo também dando risada. Nesse instante, eu comentei: Ora, faz sentido o que freguesa falou, pois assim como existem joelheira, cotoveleira, tornozeleira, bem que poderia existir o roleiro que ela tanto queria...

Um comentário: