sábado, 4 de fevereiro de 2012

A vovó

Cyntia Pinheiro


A chegada do Vinícius poderia ser contada em vários capítulos, porque foi um momento muito especial para nós, mas nada se compara à atuação da vovó Fia que esteve conosco o tempo todo.

Uma mulher à frente do seu tempo, a Sra. Daitelinta (para nós apenas vovó Fia), dedicou 33 anos de sua vida aos correios, e coloca dedicação nisso, se orgulha em contar que jamais faltou ao trabalho ou se atrasou. Mulher forte, não é muito ligada aos próprios problemas, ao contrário, está sempre pronta a resolver os problemas de todos a sua volta, ainda que se anule para isso.

Lamber selos? Ela sabe bem, mas não é só, também sabe lamber a cria. Mesmo com uma chaga aberta na perna por causa de uma queimadura arranjada uns dias antes do meu parto, ela veio receber meu rebentinho com uma dedicação sem tamanho. Chegou no sábado e tomou conta de tudo. Trouxe cinco frangos do próprio quintal, já abatidos para eu comer pirão - tradição na minha terra.

Cuidou de Samuel quando estive internada, cuidou da minha casa com esmero e arranjou tempo para cuidar de mim também no hospital. Meu pai - coisa linda - que também se mudou para cá naqueles dez dias inesquecíveis preparou cartazes com "vivas" e "boas vindas" para mim e Vinícius, comprou uma poltrona confortabilíssima para eu amamentar e assistiu de pertinho cada momento nosso.

Meus pais foram - e sempre serão - essenciais. Minha mãe foi indescritível. Cuidou com perfeição do nosso bebê, tratou do umbigo, deu banho, trocou fraldas, colocou para arrotar e, ainda, esquentou uma batata para minhas costas doloridas, fez o pirão delicioso, levou café na cama, limpou, arrumou, se entregou de corpo e alma nessa tarefa de ser vovó.

Nem todas as parturientes têm a sorte que eu tive, pois já não se fazem mais vovós como antigamente, a minha, embora muito jovem, é vovó à moda antiga, tal qual eu pretendo ser um dia - se essa graça Deus me conceder - e só posso me orgulhar e agradecer por esses pais perfeitos, que são amigos, companheiros e muito presentes!

Foram dez dias inesquecíveis, já estamos com saudades.

4 comentários:

  1. MÔ DEUSO! AMO D+ ESSAS CRIANÇAS! QUERIA TA JUNTINHO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA... E TÔ...EM PENSAMENTO, EMITINDO MUITAS VIBRAÇÕES DE AMOR E PAZ.
    CYNTIA, SUA CRÔNICA ME SURPREENDEU MUITO. MEUS AMIGOS QUE ME CONTARAM E TÔ CONFERINDO AGORA. NÃO DEI NEM 1% DO QUE TENHO ARMAZENADO NO MEU CORAÇÃO.
    VC EXAGEROU... VCS, É QUE SÃO, PEDRAS PRECIOSISSIMAS E RARAS NA MINHA VIDA.
    BJO GRANDE.

    ResponderExcluir
  2. Eita!!! mulheres especiais...
    Fiquei com água na boca aqui ao imaginar o pirão.
    Cyntia, tô louca para conhecer o Vinicius. Samuel anda famoso, então o vejo pela tv...rsrsrsrs
    Abraço para vocês.

    ResponderExcluir
  3. Eita que somos muito abençoadas com nossas mães. Comigo aconteceu o mesmo, é tanto amor...tanta dedicação...tanta coisa que nem cabe aqui dizer...Saudade de você, amiga! Vera Tatiana

    ResponderExcluir
  4. Que linda homenagem... Esses valores de família são a nossa maior riqueza.

    ResponderExcluir