sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vida errante

Cyntia Pinheiro


Ontem, depois de quatro meses morando do outro lado da cidade, errei pela primeira vez o caminho de volta para casa. Só notei o tamanho da volta que eu havia dado quando, já chegando no apartamento em que vivemos por felizes sete anos, é que Samuel me acordou:

- Mãe, onde você tá indo?

Ops, era tarde. Agora teria que completar a volta na avenida toda pra retornar lá na frente e tomar o trajeto correto, rumo à "casa nova".

No caminho de volta, entre debochada e estupefata eu ria com o meu pequenino, achando graça da minha distração, mas enquanto isso, lá no fundo eu refletia sobre as voltas que a vida dá, ou as voltas que a gente dá na vida.

É bem conhecida a passagem bíblica em que Jesus, acolhendo Maria Madalena, profere as sábias palavras: "Atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado". Quem nesse mundo é capaz de dizer que jamais cometeu algum engano?

Eu erro muito. Erro o tempo inteiro. Mas trago no peito uma certeza tão plena quanto aquela de quando eu dirigia para o antigo apartamento: eu erro querendo acertar. E trazendo isso para a linguagem do Direito: erro culposamente, sem dolo.

Penso que ninguém erra por dolo, mas descubro um segundo depois que não é bem assim, tal pensamento por si só consiste em um erro. Há pessoas nesse mundo que são mal intencionadas, cometem erro com total responsabilidade sobre ele, plenamente lúcidos do que fazem e sem o menor escrúpulo nem impulso inibidor.

Não é o meu caso. Definitivamente não é. Digo isso com toda a pureza do meu coração. Falho porque sou humana, cheia de defeitos, mas não tenho "aquela" maldade de fazer algo para prejudicar alguém ao bel prazer...

Em meus devaneios na volta para casa fiquei pensando ainda sobre a situação do planeta em que vivemos, da forma como vivemos e cheguei à conclusão de que deve existir nesse universo tão grande algum lugar melhor do que esse aqui. Onde os habitantes não careçam de armas para se defender, não precisem de muros para se esconder, não precisem de mentiras para vencer, não precisem se agredir.

Enfim, não havendo muito o que fazer por hora, vou continuar o meu caminho errando, falhando - especialmente com quem amo - mas querendo acertar a cada dia para um dia merecer um lugar melhor no futuro, onde eu não erre mais.

2 comentários:

  1. Lindo texto!!! Também já aprendi que é impossível não errar e já consigo até rir dos pequenos desastres cotidiano(como você errando o caminho), mas é deveras triste saber que existem corações maldosos e, mesmo com a consciência plena que estão prejudicando os outros, muitas pessoas insistem em certos comportamentos. Fazer o quê??? Vamos seguir...errando e aprendendo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Como todos nós sabemos, errar é humano. e humanamente falando, nós erramos o tempo todo. Não pode ser o caso do caminho, pois nós somos tambem,seres programaveis e isso é o que nos faz capaz de executar tantas coisas ao mesmo tempo. Só que as vezes este piloto automático falha,não é um erro consiente é apenas uma falha de automação. Para melhor isso é preciso praticar a auto observalção.

    ResponderExcluir