sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A Rosa e o Cravo

Este é um singelo texto que fiz para o meu irmão Giordano Pinheiro musicar e para ser apresentado pela equipe de musicalização do Conservatório Lorenzo Fernandez em fevereiro de 2011, e ele ainda não terminou de musicar... rs... Então compartilho para que vocês façam as merecidas críticas, antes que ele vire música. Beijinhos, Cyntia.

A Rosa e o Cravo
 
 Texto de Cyntia Pinheiro

Música de Giordano Pinheiro

Fevereiro / 2011

 
Cena 1: O palco é um jardim e a menina entra para regar suas flores cantando:

 Música:


O suave perfume do amor
São delícias em forma de flor
E as gotinhas de orvalho a beijar
Cada pétala faz cintilar...

Hum...
 
A beleza do jardim em flor
São as cores que fazem vibrar
Borboletas trazendo o frescor
Passarinhos que vêm visitar...

Hum...

Cena: Enquanto rega, conversa com as flores:

Menina:

Crisântemos tão queridos!
Enfeitam meu coração
Tão belos e tão coloridos,
Fazem festa na estação.

Margaridas tão delicadas
Orvalhadas e belas,
Mais felizes sois
Em todas as primaveras!

Ah, girassóis!
Quantos sóis perseguem de dia
Enchem meu jardim de beleza
E a vida de nostalgia!

O meu cravo solitário
Tão bonito e tão só
Precioso relicário
Tanta pena! Tanta dó!

Roseiras, begônias e alecrins
Margaridas, crisântemos e jasmins
Como é bom ter flores pra enfeitar
Um jardim tão lindo de cuidar!

Música tensa – muda a entonação

Mas, ouçam-me com toda atenção!
Antes que a lua cheia caia, no negro céu escuridão
A mais bela dentre vós eu vou buscar
Vou colhê-la para um vaso enfeitar
Pois uma flor alegra todo coração
E é uma oferta especial, de gratidão!
 
Cena: A menina sai cantarolando a música do começo. As flores discutem entre si:
 
Rosas: Vocês ouviram? O que está por vir?
Begônias:  Ai, ai, minhas pétalas vão cair!
Alecrins: Ela vai escolher uma flor, a mais bela do jardim.
Girassóis: Com certeza isso vai
                   Acabar sobrando pra mim!
Margaridas: O que vai acontecer?
                        Ela disse que vai nos colher?

Cravo:      Ora, ora quanto alvoroço!
                  Ser colhido não é pra um qualquer
                  Eu aqui sou o único moço
                   Ela nem vai precisar do bem-me-quer
                   Seja lá o que for isso de colher
                   Estou certo de que sou especial
                   Vocês vão ver o que vai acontecer
                   O cravo sendo aclamado na geral
 
Girassóis: Você não tem razão
                   Só pode estar muito doente
                   É claro que o girassol
                   É muito mais imponente

Crisântemos:      Ai, ai, quanto desgaste
                            Olhem bem, vejam vocês,
                            Não perceberam as cores fortes?
                            Dos crisântemos chegou a vez.

Cravo:      Não agüento mais tanta bobagem
                   Ela gosta bem mais de mim
                   Que sou o único cravo nessa paisagem
                   Não percam seu tempo discutindo assim

Rosa:        Não sei não, meus amigos
                   Esse negócio de colher
                   Está me cheirando a perigo
                   Ai, quem me dera poder correr!
 
Cravo:      Pronto, chegou a dona desconfiança
                  Não agüenta a idéia de que vai perder
                   Quanta ignorância! Rosa, desiste!
                   Essa festa não é para você!

Rosa:        Mas eu nem quero concorrer
                   Tenho é medo de ser colhida
                   Não sei se isso vai doer

Cravo:      Doer? Claro que não!
                   Não dói virar celebridade
                   Minha clorofila purpurinada
                   Nos holofotes será realidade!

Rosa:        Cravo, não penso assim
                  Tem algo estranho no ar
                   Penso que algo ruim  
                   Vai acontecer, pode apostar!
 
Cravo (debochado):  A fotossíntese você já fez?
                                      Porque tá parecendo biruta
                                      Eu sou melhor que vocês
                                      E, por favor, Rosa, não discuta!
                                      Você ainda é um botão
                                      Portanto, fique em seu lugar
                                      Você não tem chance não
                                      Então pare de me agourar!
         E grita:                Sai pra lá!!!!!!!!

Rosa:        Cravo, mas e nossa amizade?
                   Você não fica triste?

Cravo:      Eu vou virar celebridade
                   Nossa amizade não mais existe!
 
Todas as flores:          Oh! A amizade acabou!
                                      E agora, o que restou?

Música:  O cravo brigou com a rosa

Todas as flores: Calma, Rosa!
                             Não fique assim tão triste
                              O tempo cuidará do cravo
                              Confie em nós, acredite!

Begônias: Nos dias que se seguiram
                  A rosa só pôde chorar
                   E o cravo mesmo doente
                   Não se deixou cuidar

Alecrim:   Ficava aborrecido
                   Em um canto, muito irritado
                   Pensando no acontecido
                   E não se dando por achado!

Girassóis: A rosa, pobrezinha
                   Lamentava, fazia dó
                   Tinha pena de ver como o cravo
                   Não tinha amigos, estava só!

Crisântemos:     Mas não adiantou
                           Tanto pranto e infelicidade
                            O cravo se recuperou
                            E logo voltou a realidade
 
Margaridas:      A rosa que já murchava
                            Ficou feliz em ver que o cravo
                            Já não agonizava
                            Ganhou viço, desabrochou,
                            Majestosa, bela e branca!
                            Ainda gostava do cravo
                            Nisso era bem franca.
 
Begônias: O cravo continuava petulante
                   Tinha certeza de que ganharia
                   Uma guerra que ele criara
                   No mundo da fantasia
                   Confiava em seu semblante
                   E na pinta de galanteria
 
Música tensa / meia luz
 
Alecrins:   Eis que aconteceu
                  Quando o jardim dormia
                   A lua cheia boiava
                   No negro céu que surgia

Girassóis: Contam as margaridas
                  Que a menina chegou sorrateira
                   Tesoura em punho levou a rosa
                   Com um único golpe, certeira!

Música de suspense

Crisântemos:     E lá está seu lugar
                            Vazio e desolado
                            Assim como se sente o cravo
                            Depois do golpe amargo
 
Margaridas:      O jardim se entristeceu
                            Sem a rosa pálida e singela
                            O cravo quase morreu
                            De tanta saudade dela

Cravo:      Como dói meu coração!
                   Que tragédia aconteceu
                   Como fui tolo e insensato!
                   Devia mesmo ter sido eu.
 
                   A rosa não merecia
                   Um destino assim tão mau
                   E eu que aqui pensava
                   Que ser colhido era legal!
 
                   Como posso ter brigado
                   Com uma amiga só por vaidade?
                   Amizade vale tanto
                   Por que perder por bobagem?
 
                   Agora eu aqui só lamento
                   A falta que ela me faz
                   Seguirei com meu tormento
                   Até quando? Não sei mais!
 
Techo de Música: Carolinha – Chico Buarque / somente o trecho que diz: “... uma rosa morreu... nosso barco partiu... etc”
 
Begônias: O cravo finalmente
                   Aprendeu a grande lição
                   Amizade vale muito
                   Brigar não é bom não!
 
Alecrins:   E quando essa história
                   Estava quase chegando ao fim
                   Ela voltou ao começo
                   Uma surpresa pro alecrim
 
Margaridas:      O jardim voltará a sorrir
                            Disso eu tenho certeza
                            Começando tudo outra vez
                            Para acabar com a tristeza
 
Girassóis: Três dias depois que a rosa partiu
                   A menina voltou ao jardim
                   Com um vaso bem pequeno
                   E o plantou bem perto de mim
 
Crisântemos:     E disse com os cabelos ao vento
                            Uma coisa muito importante
                            Que nesse curto espaço de tempo
                            Já era pra nós emocionante!
 
Menina:    Nesse vaso trago nova
                   A sementinha do amor
                   Plantei uma mudinha
                   Da rosa que desabrochou
 
                   A mamãe ficou feliz
                   Em ganhá-la de presente
                   Mas sabe que uma flor
                   No jardim é mais contente
 
Cena: As flores gritam e comemoram cantando a música final:
 
Refrão:      Menino, o teu jardim tem flor? Ôôô
                   Cuide com amor (bis)
 
                   Menino cuide bem do teu jardim
                   E uma flor vai nascer tão linda assim
                   Não precisa ser a mais especial
                   A beleza quando surge é natural
 
 
FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário