quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A baratinha

Cyntia Pinheiro

(Para os pequenos)

Era uma vez uma baratinha tonta
Que vivia a perambular
Pelas delícias da cozinha
Toda noite, sem parar.

Espertinha não saía de dia
Pois sabia que seria descoberta
Tinha medo era da chinelada
Que levaria no casco, na certa.

Gostava de lamber os quindins
E os restinhos de açúcar do chão
Fechava sempre os olhinhos
E lambia os beiços quando tinha pão.

Ah! Bom mesmo era achar comida
Frango, arroz e macarronada
Comia até não poder mais
E até dormia com a barriga inchada.

Só que barata é bicho atrevido
Que os humanos não gostam de ver
Exterminam sem piedade
Ainda mais se ela cai no purê.

E assim se acabava a barata
Ficou presa e não pôde sair
Enganchada naquela papa
E ali é lugar de cair?

A mamãe gritou de raiva
"Jogar tanta comida no lixo
Desperdício insuportável,
Mas ninguém vai comer com esse bicho!"

O papai deu muita risada
"Bem feito barata tonta
Quem mandou cair na panela?
Nem pra lamber só a tampa."

Eu fiquei quieto em meu canto
Pois descobri um segredinho, enfim
Enquanto o purê ia pro lixo
A baratinha piscava pra mim.

Um comentário:

  1. Que lindo Cyntia, que pureza das palavras, ao ler tive uma impressão tão bonita, de sons de vozes de criança, sabe aquele linguajar tão bonitinho delas? então foi essa sensação gostosa que tive. Vou ler pro meu afilhado Matheus Fillipe e Luiz Eduardo no feriado.
    Beijo...

    ResponderExcluir