quarta-feira, 12 de maio de 2010

Viu, Soraia, viu!

Cyntia Pinheiro


Soraia é uma amizade recente, de poucos meses, mas com status de décadas ou até séculos em meu coração. É uma menina-mulher que, assim como eu, já trintou, mas preserva uma jovialidade tão eloquente que é difícil atribuir a ela mais que uns vinte e cinco anos.

Nos conhecemos agora, em nossa segunda graduação, e só há três meses passamos a nos sentar lado a lado, aí essa moça atrevida olha nos meus olhos e faz um pedido:

- Cyntia, escreva algo pra mim!

E eu, surpreendida com a inusitada proposta apenas sorri (em deboche) dizendo:

- Viu, Soraia, viu...

Confesso que a minha resposta saiu mais em tom de : "Ok, escrevo, mas agora me deixe estudar."

Só que essa moça tem algo misterioso, por mais que eu respondesse sem pensar ou prenteder, seu pedido tornou-se uma ordem. Uma ordem tão imperiosa que ela conseguiu me tirar às duas e quinze da madrugada de minha cama "queen size" quentinha e bem acompanhada para escrever pra ela, ou sobre ela.

Tudo isso porque Soraia é especial, das amizades intensas e maravilhosas que amealhei na vida, ela faz par com Viviane. Possuem algum tipo de magia interior apaixonante, como um ímã especial.

E quem conhece uma nem precisa conhecer a outra para saber como isso se dá, é supreendente e instantâneo! Quem não conhece nenhuma delas precisa conhecer com urgência! É relevante!

Sol, como a chamamos, tem mesmo muita luz e, por essa razão, atraiu para si duas mariposas bem distintas, Izael e eu.

À sua esquerda ela conta com a lucidez, o amor espontâneo, a verdade, a pureza (ou nem tanto), a sensatez e a hombridade do seu "melhor amigo".

À sua direita ela encontra essa boca gigante que Deus me deu, sempre sorrindo, falando bobagens ou chamando a atenção quando é necessário (e pode apostar, às vezes é necessário).

Ela é um tipo de mulher guerreira que eu não duvido nunca que conquistará todos os seus objetivos, tenho absoluta certeza de que será uma grande jurista, bem como nosso querido Izael.

Ela é uma menina sem juízo que estou sempre empurrando para os amores certos, mas que sempre faz as escolhas erradas e nem por isso deixamos de dar sonoras gargalhadas.

Soraia é um tipo de gente rara nesse mundão de meu Deus, daquelas que sempre tem pronta uma piada, mas em dois segundos muda o semblante e se preocupa sinceramente com as dificuldades dos amigos!

É uma mulher controversa, na medida em que é grande demais, possuidora de predicados tão nobres e tão verdadeiros que nem sempre dá conta de administrar em medida justa, mas o bom é que ela sabe ouvir e peneirar, sem se melindrar com nada, nadinha mesmo, achando graça onde é pra achar e não se ferindo à toa, pois ela sabe viver e aproveitar o bom da vida!

Essa é a minha amiga Soraia, um misto de força e alegria, sobre quem eu quase nada sei, mas sei que amo pra valer!

É isso. Viu, Soraia, viu?


08/05/10 2:15 às 2:45 hs madrugada fria.

15 comentários:

  1. Concordo com vc....
    Sol é assim mesmo...
    Tota

    ResponderExcluir
  2. É Cyntia, Soraia é isso aí e mais um pouquinho, As vezes menina, as vezes mulher, mas em qualquer situação é sempre doce, amável, verdadeira, leal, amiga (tá bom, para que ela não fique se achando).
    Começamos uma amizade assim do nada, por acaso, e logo nos tornamos companheiras inseparáveis e acredito que assim continuaremos, apesar do rumo que tomou sua vida. Viu, Soraia, viu...
    Adelia Guedes

    ResponderExcluir
  3. Cara Cyntia,
    Por termos essa amiga em comum, acredito que posso fazer comentários a respeito do que escreveu sobre a Sol. E digo: você soube resumir de forma grandiosa a nossa amiga. Parabéns pelo seu talento na escrita.
    Viu, Soraia, viu... o quanto você é querida?!
    Abraços

    Tereza
    (Teresópolis/RJ)

    ResponderExcluir
  4. À Cyntia:

    Muito Obrigada...Li o texo e me deu uma vontade enorme de chorar rsrsrsrs (seria isto carência??? rsrsrsrsrs) Descobri que eu nao saberia escrever tanto sobre mim. Acho que nao me conheço tão bem rsrsrsrs... Lamento te informar mas vai ser difícil eu largar do seu pé rsrsrsrsrs...espero que nossa amizade seja eterna...

    A Tota, Adélia e Tereza:
    Muito obrigada... Amo todos Vocês...Sei que tudo que fazem ou falam comigo é para o meu bem...Lógico que às vezes voces pegam pesado kkkkkkkkkk mas tem problema nao... Eu nao me importo pois sei que voces só querem o melhor para mim e agradeço muito... Quero tê-los na minha vida pra sempre...

    À propósito... Dizem que "EU ME ACHO... MAS EU NAO ME ACHO... EU SOU KKKKKKKKKKKK"
    E como nao me achar tendo amizades como as suas???? Me acho sim!!! Pois na minha vida só tem pessoas maravilhosas como vocês....

    Abraços e saudades

    sol.

    ResponderExcluir
  5. ei Cintia..nao conheço vc, mas posso dizer com toda certeza que vc ja conhece, e mto bem nossa amiga Sol!!ela é td isso e mto mais..basta conviver com ela, diariamente ou nao, (rsss) pra saber o qto ela acrescenta p/ todos que estao ao seu redor...
    ela sabe ser, e é mto especial!!!

    ResponderExcluir
  6. Não conheço!!! Mas me alegro só de saber da existência de pessoas assim...raras como você Cyntia!

    ResponderExcluir
  7. Olá Cyntia!
    Você tem razão, "Sol" é isso tudo mesmo e mais um pouco. Fui colega dela de faculdade, durante quatro anos.
    Espontânea, direta, objetiva, atrevida e sincera. Gosto muito dela e, também, tenho muita admiração por ela. "Sol" é tudo de bom. Ah, Cíntia, você escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  8. Amei!...Ela tem o poder de encantar todas as pessoas que convive com ela, eu só tenho a agradecer a Deus por ter uma amiga tão maravilhosa e inteligente como ela. Saudades!...Eva Jundiai-Sp

    ResponderExcluir
  9. menina, agora que entendi.....foi difícil, mas o importante é que cheguei aqui, pelo menos penso que cheguei (rs)....Olá, Cyntia, compartilhamos de sentimentos idênticos por uma pessoa "ímpar". A autenticidade,o alto-astral e a auto-estima de SOL são qualidades que me impressionam, essas duas últimas então...chego a invejar(inveja"boa"...rssrsr)

    ResponderExcluir
  10. A Lorena,Marcílio,Eva e Rose...

    Obrigada.... Muito obrigada mesmo... Adoro vocês...

    Bjus

    Sol.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada a todos que vieram comentar essa crônica sobre a minha amiga Sol, espero que voltem mais vezes!
    Grande abraço,

    Cyntia.

    ResponderExcluir
  12. 1. Segunda graduação?
    2. Poxa... fiquei enciumada... mas a Sol deve merecer mesmo, gostaria de conhecê-la.
    3. Aceitei o convite.
    4. Faça outro: convide-me para ir a Montes Claros em julho que eu aceito.
    5. A saudade permanece.

    ResponderExcluir
  13. Eu preciso conhecer esta estrela que parece ter mais luz que o proprio ASTRO REI. Será que a Sol quer ser minha amiga? Ja me apaixonei por ela so pelo que li aí acima.
    Se é tudo isso que todos dizem, eu tenho que conhecer melhor este objeto não identificado e raro. É isso; me candidato a sua amizade: VIU SORAIA, VIU?
    Parabens Cyntia! Vc foi translucida neste poema. Excelente!

    ResponderExcluir
  14. Não sei por quê, mas ao ler isso, senti uma pontinha de ciúme...rsrrsrs
    Beijo, amiga!!! QUe vc cada dia mais se mostre ao mundo, que, com certeza, e como SOL, vão apaixonar-se por essa pequena grande criatura!!!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, Veruskita!

    Não precisa ficar com ciúmes, vc sabe que seu lugar em meu coração é do seu tamanho!

    Beijocas.

    ResponderExcluir