sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ensaio sobre a chatice

Cyntia Pinheiro

Todo mundo é chato! Inclusive o mundo, que quando criança eu pensava que fosse redondo, mas a terra é, na verdade, oval, ou seja, nada mais nada menos do que um círculo achatado.

Mas ao pensar a chatice alheia busco em mim mesma um parâmetro, um referencial. Descobri que todos somos chatos, aliás, chatos não, chatérrimos, chatíssimos, um porre!

Não há pessoa no mundo que não seja chata. Até o mais agradável dos homens em algum momento da existência será considerado chato por alguém. Isso porque a chatice não está na pessoa considerada chata, mas na pessoa que a classifica como tal.

Explico melhor. Algumas características minhas são tão agradáveis a alguns quanto insuportáveis para outros, esse segundo grupo de pessoas é exatamente aquele que provavelmente me considera chata.

Isso tudo porque ninguém é capaz de agradar a todos, aliás, ainda bem, porque essa pessoa seria a mais chata de todas.

E mais, isso também se dá porque a chatice não está no emissor da mensagem, mas no receptor dela. Ou seja, até um sorriso que eu der pode ser mensurado, de modo que se o receptor for alguém que goste de mim, ele me achará agradável, se for destinado a alguém que não gosta de mim, soará como inconveniente, como deboche, como chato!!!!!!

Isso é prova de que nem todo mundo é chato para todo mundo o tempo todo. Tem gente que é chato pra um e não é para o outro.

Mas, mais chato do que o chato é quem convive com o chato, já que a chatice está nele. Por isso selecionamos pessoas para estarem perto de nós, e estas são exatamente as consideradas por nós como "menos chatas". Nesse caso, nem se trata de chatice propriamente dita, escolhemos o cônjuge pelas qualidades que tem e, obviamente, pela capacidade que temos em lidar com os seus defeitos (a chatice).

Mas todo mundo é chato! Não tem esse que nunca foi chato, pelo menos uma vez na vida. E há os mais chatos ainda que o são por picardia, por "chatura" mesmo, só de birra, só pra encher o saco! Aqueles que têm o poder de manipular os outros no sentido de fazê-los mais suscetíveis à própria inconveniência. "Vou ser chato porque eu gosto e pronto!" Esses são os mais chatos, ou não, há quem goste da irreverência desses tipos sarcásticos e sagazes, eu, particularmente, não gosto, acho-os terrivelmente chatos.

Há os chatos que nem imaginam que o sejam, e os que chorariam se soubessem que o mundo os acha chatos, mas uma coisa deve servir de consolo: O mundo é chato! Todo mundo é chato!

Bem, vou ficando por aqui, porque estou começando a achar que esse texto está ficando extremamente CHATO!!!

Um comentário:

  1. Eu conheço um lá do conservatório, estive algumas poucas vezes com ele, mas o suficiente. Cara chato pacas rsrsrs

    D. Júnior

    ResponderExcluir