segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A única coisa que a gente tem na vida é o pescoço

Cyntia Pinheiro

Outro dia meu filho de cinco anos nos saiu com essa: "Pai, a única coisa que a gente tem na vida é o pescoço." Preocupado em justificar o sentido da frase depois de ouvir gargalhadas incontroláveis da mãe e do pai, emendou: "É porque se cortarem nosso pescoço a gente morre, ué, o pescoço é muito importante." Ainda gargalhávamos enquanto ele insistia: "O pescoço é importante, gente, pois ele vira a cabeça de um lado para o outro, ué."

Enfim, controlamos o riso e concordamos, de fato, o pescoço é muito importante. Entre uma ponderação e outra eu ainda explodia numa gargalhada escandalosa que deixava meu pequenino meio sem graça. Mas depois ele entendeu que a frase foi interessante e até mesmo engraçada, por isso rimos tanto, não ríamos dele, mas da frase.

Tal frase me fez recordar uma aluna de canto que tive comigo por três anos, a Suely, uma senhora animada, professora aposentada, de voz doce e melodiosa, afinadíssima e muito dedicada. Além de todos esses predicados musicais, Suely era uma mulher sábia, uma matriarca. Contava-nos sempre suas aventuras em família e, especialmente, sua perspicácia ao lidar com os genros e noras.

Certa vez, ela disse a mim e às suas colegas de canto, que nós mulheres devemos "encher a bola" dos nossos maridos, dizer a eles que eles são muito importantes na casa, e devemos ser bem convincentes para que a autoestima deles fique elevada. Segundo Suely o homem deve acreditar piamente de que ele é a cabeça da família, sendo a cabeça é ele quem conduz todas as coisas, coordena, lidera, mas o homem jamais deve perceber que por trás disso tudo está a mulher, e ele não deve nunquinha descobrir que a mulher é o pescoço, afinal é o pescoço que move a cabeça e a faz olhar na direção que só ele, o pescoço, orienta.

Assim, quis ela dizer que, o homem deve ser encorajado a ser o chefe do lar, sem nunca descobrir que quem manda mesmo é a mulher, porque o homem é a cabeça, mas a mulher é o pescoço, e a cabeça só olha pra onde o pescoço quer.

Concluí que meu pequenino estava certo, a única coisa que a gente tem na vida é o pescoço, afinal o que seria da cabeça sem ele??????

Nenhum comentário:

Postar um comentário